top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Edivaldo Assis

Edivaldo Assis nasceu em 1940, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Desde muito jovem demonstrou talento para o desenho, copiando com habilidade personagens famosos da época, como o “Amigo da Onça”, da revista O Cruzeiro. Com o tempo, passou a retratar os prédios históricos de sua cidade natal — igrejas, a prefeitura e o casario colonial —, estabelecendo desde cedo uma relação afetiva e estética com a paisagem urbana e cultural do Recôncavo.

Aos 15 anos, enquanto estudava na Escola Agrícola São Bento das Lages, em São Francisco do Conde, pintou um painel para a fachada da instituição, destacando-se pelo talento, inteligência e dedicação aos estudos. Dois anos depois, deixou a escola para ajudar financeiramente a família, mudando-se para Salvador em 1956.

Na capital baiana, começou a trabalhar na distribuição do Diário de Notícias, mas nunca abandonou sua vocação artística. Continuou desenhando e aprimorando sua técnica de forma autodidata, enquanto se aproximava de nomes importantes das artes plásticas baianas, como Poncett (conhecido por suas marinhas), Raimundo Oliveira (pintor de anjos e profetas), Ivan Lopes e Jaime Hora (mestres na representação de casarios).

Com o tempo, conquistou uma bolsa de estudos e ingressou na Escola de Belas Artes da UFBA, onde cursou desenho sob orientação do professor Abrão Kosminky e aprofundou seus conhecimentos técnicos em pintura com o mestre João José Resacala. Foi nesse ambiente acadêmico que Edivaldo Assis desenvolveu um estilo próprio, unindo referências regionais à técnica refinada, abrindo novas perspectivas para sua trajetória como um dos nomes mais relevantes das artes visuais na Bahia.

bottom of page